Como escolher o melhor veterinário ou clínica para a vacinação do meu gato?

Ninguém gosta de levar uma pica! Por isso, é muito importante escolher um bom veterinário ou clínica veterinária para fazer a vacinação do seu gato. Em primeiro lugar, o veterinário de gatos tem de ser paciente. Em segundo lugar, tem de ser rápido! As nossas bolinhas são muito esquivas e o gatinho tem de estar parado para dar a vacina e pôr o chip. Além disso, quanto mais rápida a injecção, menos dói!


A pensar nisto, hoje deixo aqui três dicas para escolher o melhor veterinário ou clínica veterinária para fazerem a vacinação do vosso gato. Evidentemente, também podem usar estas dicas para escolher um veterinário quando há outros problemas. No entanto, hoje decidi mesmo focar-me na vacinação dos gatinhos bebés


Como muitas pessoas adoptam com associações, há muitos gatinhos que já estão vacinados e que até já têm microchip. No entanto, se ficaram com um gato que nasceu no quintal do vizinho, ou se foram buscar a casa de alguém, têm de procurar um veterinário pela primeira vez! 

 




Decida entre um veterinário ao domicílio e uma clínica


Em primeiro lugar, precisa de decidir se prefere um veterinário ao domicílio ou uma clínica veterinária. Cá em casa, temos vários gatinhos que ficam nervosos quando vão ao veterinário. Não gostam da transportadora, reagem mal à viagem de carro e ficam dias e dias escondidos antes de voltarem a ganhar confiança. Por isso, há muitos casos em que prefiro chamar um veterinário ao domicílio e evitar este trauma.


No entanto, escolher entre um veterinário ao domicílio ou uma clínica é uma decisão individual. Cada tutor tem de decidir o que é melhor para o seu gatinho! Além disso, há outros factores a ter em consideração. Se o gatinho teve algum problema de saúde, se tem baixo peso, se veio da rua e não sabemos se é FIV e FELV negativo, pode ser preciso fazer mais exames na clínica. 


Aqui no Porto recomendo sempre o Veterinário sobre Rodas. No entanto, podem encontrar um veterinário para gatos no Porto através da Fixando. Isto permite-vos comparar os preços do veterinário e ler as avaliações de antigos clientes 🙂



Veja as avaliações do veterinário online


O que me leva ao ponto seguinte. Outra coisa a ter em consideração para escolher o veterinário ou clínica para vacinar os seus gatos são as avaliações de antigos clientes. Ainda me lembro quando há anos fui a um veterinário com a minha velhota, a gata mais doce que alguma vez conheci, e a veterinária não lhe conseguiu tirar sangue! Isto a uma gata que não mordia, não arranha, ficava no colo durante horas e nem precisava de transportadora.


Isso pôs-me a pensar, “se não consegue tirar sangue a esta gata, não vai conseguir fazer nada aos outros”. Por isso, decidi trocar de veterinário. Alguns veterinários só têm experiência com cães e são péssimos com gatos. Outros não são pessoas sensíveis… Por isso, recomendo que leiam sempre avaliações do veterinário ou clínica veterinária antes de marcarem consulta para os vossos gatos.





Escolha um veterinário perto de casa


Outra dica importante é escolher um veterinário perto de casa (pelo menos se forem a uma clínica). Assim, no caso do gatinho fazer alguma reacção adversa, podem levá-lo ao consultório facilmente. Claro que as reacções adversas às vacinas de gatos são extremamente raras! Mas, se vão dar-se ao trabalho de procurar uma clínica veterinária, não custa ter isto em consideração.


Além disso, a maioria dos gatos (excepto a minha velhota, que ia sempre no colo) não gostam de viajar de carro nem de andar na transportadora. Portanto, quanto mais curta a viagem, mais fácil será a logística e menor será o trauma. Mais uma vez, recordo que se procurarem um veterinário online na Fixando fazem a pesquisa pelo código postal. Isso permite encontrar primeiro as clínicas veterinários perto da vossa morada.


Espero que tenham gostado destas dicas! Obviamente a escolha de um veterinário é muito pessoal e até pode mudar ao longo do tempo. No entanto, não adiem a escolha do veterinário para dar as primeiras vacinas ao vosso gato e colocar o chip de identificação, que é obrigatório.




Comments

Popular posts from this blog

Orçamentação de Obras de Remodelação: Dicas para Evitar Surpresas Financeiras

Como a terapia pode ajudar a melhorar a sua saúde mental

Serviço de Desbaratização: Preços e Benefícios