Orçamentação de Obras de Remodelação: Dicas para Evitar Surpresas Financeiras


Fazer obras de remodelação em casa é uma maneira de dar uma nova vida ao seu espaço e aumentar o valor da sua propriedade. No entanto, quase todos sabemos que as obras em casa tendem a “derrapar”. Demoram mais do que planeado, custam mais do que o esperado… Enfim, acho que todos nós temos pelo menos uma história desse género! Então, decidi reunir algumas dicas para evitar surpresas financeiras com obras de remodelação.


1. Peça um orçamento detalhado


Antes de começar qualquer projeto de remodelação, é essencial estabelecer procurar empresas de obras e comparar orçamentos. Mas não basta comparar preços! Para evitar surpresas financeiras no final da obra, deve pedir um orçamento detalhado para cada trabalho que vai adjudicar e esclarecer que materiais estão incluídos ou não


Certifique-se que tem esse orçamento por escrito e assinado pela empresa de remodelações que vai fazer a obra. Se tiver dúvidas sobre algum trabalho em particular, pode sempre pedir orçamentos apenas essas tarefas a especialistas. Por exemplo, veja aqui o preço de um canalizador ou o preço de um tecto falso.


2. Vá ao pormenor antes de começar a obra


Às vezes, pequenas diferenças podem fazer a diferença no orçamento. Por isso, tente ir ao pormenor logo desde o início. Por exemplo, o rodapé vai ser da mesma cor? Ou prefere um rodapé branco? As madeiras vão ser pintadas, envernizadas, esmaltadas ou lacadas? Em carpintaria, qualquer detalhe pode fazer a diferença.


Se quiser remodelar a cozinha ou a casa de banho, também é muito importante ter claro desde o princípio qual é o resultado final que deseja. Basta mudar um ponto de água do sítio para ser preciso chamar um canalizar e aumentar o orçamento. Então, pense tudo ao pormenor para não haver surpresas mais tarde.


3. Priorize as necessidades e desejos


Faça uma lista de necessidades essenciais e desejos para o seu projecto de remodelação. Primeiro, faça os trabalhos absolutamente essenciais e veja se o orçamento ainda está controlado. Se ainda tiver disponibilidade financeira para fazer outras coisas mais “acessórias”, perfeito. Senão, não tem uma surpresa amarga no final. 


4. Reserve um fundo de reserva


Mesmo com um orçamento sólido, é prudente ter sempre um fundo de reserva para imprevistos. Afinal, obras são obras e nunca se sabe a 100% o que se vai encontrar até começarmos. O ideal é o que o fundo de reserva seja pelo menos 10% do valor total do projecto. 


5. Vigie a obra e contate o empreiteiro


Há muitas pessoas que têm receio de fazer perguntas ao empreiteiro. No entanto, é crucial ter uma comunicação aberta e constante com o empreiteiro, de modo a saber o que se passa. No caso de acontecer algum imprevisto, devem debater as potenciais soluções e estudar o custo/benefício para si. 


6. Evite mudanças de última hora


Qualquer mudança ao plano inicial pode aumentar significativamente os custos da remodelação. Evite fazer alterações de última hora, a menos que sejam absolutamente necessárias no decorrer da obra, e esteja ciente de que essas alterações geralmente têm um preço. 


7. Pesquise bem os materiais


Os materiais representam uma parte significativa dos custos de remodelação. Caso o orçamento não inclua os materiais, pesquise bem todas as hipóteses e compare os preços em vários armazéns. Os materiais mais baratos são quase sempre um risco porque são menos duráveis, mas raramente tem de ir para o topo de gama para ter bons resultados.


8. Faça um plano de pagamento


Faça um plano de pagamentos com base no progresso do projecto (por exemplo, quando terminar a canalizar, quando terminar a parte de carpintaria, quando mudar as janelas, etc) e evite pagar antecipadamente todo o valor antes do início das obras. Assim, mantém o controlo do seu lado e obriga o empreiteiro a cumprir os prazos. 



Em resumo, para evitar surpresas financeiras durante as obras de remodelação, é importante planear todo o projecto desde o primeiro momento. Assim, evita surpresas com pequenas alterações durante a obra. No entanto, também é importante ter noção que algumas coisas fogem ao nosso controlo. Por isso, faça um plano de pagamentos e tenha um fundo de reserva.


Comments

Popular posts from this blog

Serviço de Desbaratização: Preços e Benefícios

Como a terapia pode ajudar a melhorar a sua saúde mental