O que é o copywriting?





Nos últimos anos, o Marketing de Conteúdo tem-se assumido como uma das melhores estratégias para obter sucesso em Marketing Digital. No entanto, para escrever conteúdo não basta saber de escrever – a escrita para web obedece a regras próprias.


O copywriting é a produção de textos para Marketing e Vendas, com o objectivo de educar o cliente mas também de gerar conversões e vendas. Normalmente, divide-se entre a escrita para publicidade e o content writing, que se foca mais em blogs corporativos, emails e newsletters, sites e experiência do utilizadores, eBooks e gated content, e anúncios PPC. O “copy” é o texto do anúncio ou conteúdo, que depois é complementado pelo design (imagem).


Os copywriters de conteúdo têm a função de convencer o público através de várias tácticas. A primeira é tocar em certos pain points, que são os gatilhos que fazem o cliente agir. A segunda é persuadir o cliente de que a solução que está a apresentar é realmente a melhor. Já os redactores publicitários têm de se focar muito mais num call-to-action, ou a parte do copy que se foca só na acção e na venda directa.


Durante anos, esta foi a principal forma de copywriting. Contudo, nos últimos anos, o Marketing de Conteúdo ganhou novo fôlego graças ao marketing de atracção, como o Inbound Marketing. Se vai começar uma nova estratégia de Marketing, é provável que tenha de procurar ou outsource serviços de copywriting.


É importante ter em atenção que ambos os estilos devem ser complementares. Tanto a escrita publicitária, mais focada em vendas directas, e a escrita mais pedagógica, habitual em blogs, devem passar a mesma mensagem e usar o mesmo tom para que a comunicação seja coesa e coerente.

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