Dicas de Decoração Feng Shui: pequenas mudanças que mudam tudo


Talvez não saibam que num dos países mais desenvolvidos do Mundo, Singapura, ninguém decora a sua casa sem antes consultar um especialista de Feng Shui. Neste pequeno país Asiático – tem aproximadamente o tamanho da ilha da Madeira – todos usam o Feng Shui para ter uma decoração harmoniosa e que nos transmita energia positiva. 



Sei que haverá alguns sépticos que pensam que o Feng Shui é “um disparate” e que as nossas preocupações com a decoração são “de primeiro mundo”. Mas a verdade é que já está provado que a forma como organizamos e decoramos os espaços influencia a nossa produtividade e o nosso humor. A luz, as cores, a limpeza, a organização… tudo são estímulos que o nosso cérebro tem de processar ao longo do dia.



O Feng Shui tenta levar para a decoração a famosa regra do “Ying e Yang”: a mistura do luminoso e do activo (yang) com o mais tranquilo e discreto (ying). Na nossa cosa, os espaços activos são a entrada ou hall, a cozinha e as áreas comuns. Os quartos e o WC são o ying, em que devemos privilegiar a paz interior. 



A teoria dos 5 Elementos (Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira) também está presente na decoração. Estes cinco elementos são a base para organizar a sua casa, já que se podem materializar de diversas formas em distintas zonas da habitação. Este mapa do Hogar y Deco dá-nos uma ideia de como os 5 elementos se espalham na nossa casa e na nossa vida:



Finalmente, temos a questão da energia Chi. Há certos objectos, como os espelhos, que devem estar estrategicamente posicionados para não afastar as “energias positivas”. A filosofia chinesa também privilegia os espaços abertos e minimalistas, de forma a viver apenas com o essencial. 

Comments

Popular posts from this blog

Serviço de Desbaratização: Preços e Benefícios

Como a terapia pode ajudar a melhorar a sua saúde mental

Orçamentação de Obras de Remodelação: Dicas para Evitar Surpresas Financeiras